Início Tutoriais Equipe Contato S.O.S Minecraft

domingo, 14 de outubro de 2012

Notch gera polêmica ao sugerir que fã pirateie seu game!


Quando o assunto é pirataria, a maioria das empresas e produtores de games mantém o mesmo discurso:  a prática é ilegal, enfraquece o mercado de games e faz com que elas – as empresas – percam dinheiro. Porém, existem alguns criadores que vão no sentido oposto ao desta lógica global, e conseguem gerar polêmica quando se manifestam sobre o assunto.
notch interview portrait1 e1326675496643 Criador de Minecraft gera polêmica ao sugerir que fã pirateie seu game!
Um destes sujeitos “do contra” é Marcus “Notch” Persson, criador do fenômeno Minecraft. Acredite, o sujeito sugeriu à um fã que pirateie seu game, caso ele não tenha dinheiro para adquirir uma cópia legal do jogo.
O fato aconteceu a alguns meses atrás no Twitter. Um usuário perguntou a Notch se ele poderia disponibilizar uma conta gratuita de Minecraft para ele. Notch, sempre categórico, deu uma ótima (e polêmica) resposta ao sujeito: traduzida, a mensagem de Notch ao responder o usuário @AndresLeay, o sujeito que pedia a conta gratuita, foi mais ou menos esta: “Pirateie. Se você ainda gostar dele quando puder pagar no futuro, então compre. E não esqueça de se sentir mal.
Uma maneira curiosa de se manifestar em relação ao seu próprio game, não? Na verdade, esta não é a primeira vez que Notch mostra uma postura diferente em relação à pirataria. A posição do designer a respeito da pirataria já foi comentada outras vezes em seu blog pessoal. Basicamente, ele não acredita no discurso de que um jogo pirateado é uma venda perdida.
Para Notchuma crítica ruim poderia gerar muitas vendas perdidas para eles, assim como um jogador “pirata” que gostou do jogo poderia não só se interessar por uma cópia original, como também trazer mais jogadores pagantes ao game.
Polêmicas à parte, é fato que a pirataria de Minecraft não deve ser uma grande preocupação para Notch. Hoje em dia, Minecraft já soma mais de 4 milhões de downloads oficiais, isso sem contar as edições vendidas em smartphones, tablets e as cópias adquiridas em disco. Fóruns da internet garantem que Notch já arrecadou mais de 33 mihões de dólares com seu game, que pode ser baixado no site oficial do game pela módica quantia de 15 euros.

Até mais!
Adaptado de Espaço Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Feliz 2013!